A horta orgânica

Cultivo de verduras, legumes, temperos e ervas medicinais sem o uso de agrotóxicos e de forma sustentável.

Solução saudável e econômica.

Além do prazer de cultivar alimentos orgânicos cuidar das plantas ajuda a reduzir o stress.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Compostagem

Resolvi aproveitar tudo o que saí da horta e não é utilizado para a alimentação, restos , folhas,ervas excepto as daninhas.
Para isso comecei por fazer um caixote com 80 cm de lado e 1 metro de altura, devidamente furado nos 4 lados para que possa existir circulação de ar, que é essencial para que haja uma boa degradação dos materiais usados na compostagem.
Depois de escolhido  o local de instalação que no inverno deve ser em local com sol e no verão em local com sombra comecei a encher a caixa com mato e folhas secas, uma camada generosa para fazer a cama da composteira, de seguida junta-se outra camada de materiais verdes que podem ser restos de plantas frutos ou restos de cozinha e novamente cobre-se tudo com materiais secos, repete-se este procedimento as vezes necessárias até encher a caixa, respeitando sempre as proporções de para uma medida de materiais verdes juntar sempre duas de materiais secos.
Vai –se controlando a humidade, se se verificar que a mistura está a ficar muito seca deve regar-se com um pouco de água se estiver com muita humidade deve-se remecher e adicionar mais material seco.
Eu tenho uma tampa para proteger da chuva exagerada e também para não haver demasiada evaporação, neste momento como podem verificar na foto a tampa foi substituida por uma cobertura plástica que mais tarde irei explicar a utilidade.

A composteira teve inicio nos primeiros dias de dezembro e espero que em março já tenha produzido algum estrume organico



A Composteira


Interior depois de adicionar os restos da passagem de ano




Aspecto depois de adicionar folhas secas


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...